segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Um dia em Paris - Itinerário 2011


Ver 1 Dia em Paris - 2011 num mapa maior

Há primeira vista o itinerário que estabeleci parece hiper mega ambicioso. Mas calma… Tudo o que tenho ali assinalado no mapa é o que gostaria de mostrar à minha família, o que não que dizer necessáriamente que vamos entrar em todas as atracções mencionadas… nem de perto nem de longe!  Aliás, estas coisas dos itinerários de viagens não são sempre lineares e raramente são seguidos / cumpridos à risca. 

Na verdade,  o que vamos ou não fazer neste dia em Paris vai ficar ao critério da famelga… onde paramos, onde entramos e se entramos, ou até mesmo se vamos.  Mas se os conheço bem, a velha máxima deles vai ser “Tu é que sabes! Tu é que conheces a cidade, por isso, estamos por tua conta!” E como já sei o que a  casa gasta, vamos  vou já com uma ideia na cabeça que é para não haver chatices.

Assim e aproveitando a ligação directa de RER (RER A) entre a Disney e o centro da cidade, vamos começar o nosso itinerário, que se vai dividir em 3 partes,  no Arco do Triunfo.

1ª Parte - Itinerário Azul


Ver 1 Dia em Paris - 2011 num mapa maior

A primeira parte do itinerário está assinalada com uma linha azul no mapa. Tem início na bela  Charles de Gaulle Étoile, a famosa rotunda / praça onde se localiza o Arco do Triunfo e termina em frente aos Jardins da Tuileries. Basicamente o itinerário consiste em descer a avenida mais famosa do mundo, a Champs Elyses,  e apreciar as vistas, não só de todas aquelas lojas de marcas famosérrimas e carérrimas, (talvez dê para dar um saltinho à Ladurée e comprar meia dúzia de Macarrons para matar saudades) mas também de atracções como Grand Palais, o Petit Palais, a Ponte Alexandre III - e daqui tirar uma fotos aos Invalides explicando-lhes que mesmo por baixo da cúpula dourada se encontra o Túmulo de Napoleão -  a Place de la Concorde e o Obelisco de Luxor.
Assim que entrarmos nos Jardins das Tuileries será para o relax. Vamos aproveitar para descansar um cadinho, e reabastecer energias para, assim que todos se sintam prontos dar inicio à segunda parte do Itinerário.

2ª Parte - Itinerário Vermelho


Ver 1 Dia em Paris - 2011 num mapa maior

De frente para o Louvre e depois de apreciarmos o magnífico Palácio do Louvre e da sua famosa Grande Pirâmide de Vidro- mais conhecida por Pirâmide do Louvre -  e caso a famelga decida que não quer entrar, seguimos a nossa caminhada em direcção à Île de la Cité, onde nos esperam a Conciergerie e o Notre-Dame. De certeza absoluta que vamos entrar no interior da catedral, mas se vamos ou não às galerias das gárgulas, isso, mais uma vez só será decidido lá. Tanto mais porque temos hora marcada para estar noutra zona da cidade, onde iremos dar inicio à terceira e última parte do nosso itinerário parisiense.

3ª e Última Parte - Itinerário Lilás


Ver 1 Dia em Paris - 2011 num mapa maior

Uma vez que já tenho os bilhetes para a Torre Eiffel, a chegada ao Trocadéro, de onde na minha opinião se tem a vista mais espectacular para se tirarem fotos à Bela Dama de Ferro,  tem de ser estritamente aquela hora.  Por isso o itinerário não é nada de especial… chegar ao Trocadéro, apreciar as vistas, e fazer a caminhada até à Torre Eiffel para subirmos ao topo. Terminada a visita, que deverá demorar pelo menos 2 horitas, vamos até aos Champs de Mars, provavelmente fazer tempo para terminarmos o nosso dia memorável a bordo de um dos famosos Bateaux Parisiens .

Et Voilá!

O que acham? Depois de uma breve (?) descrição, o itinerário não parece assim tão ambicioso pois não?
Se é praticável ou não, isso só depois é que vos vou poder contar… lá mais para meados de Março. Só espero que S. Pedro ande de bom humor e decida cooperar e contribuir para que este seja um memorável dia de sol... ou pelo um dia memorável sem chuva!


Iupiiiiii... Faltam 20 dias!


Nota:
Não sei porquê, não consigo centrar a imagem dos mapas de acordo com a cor do itinerário... mas creio que se torna visível ao ampliar / reduzir a imagem, bem como ao movê-la para a esquerda e para a direita. Se não conseguirem visualizar os mapas correctamente apitem que eu arranjo maneira de eles se portarem bem!  (^_^)

1 comentário:

Danielle disse...

Ola, sei que foi ha muito tempo, mas fiquei curiosa pra saber se tiveram sucesso no intinenario com a familia, quantas horas durou e a que horas comecaram? Conseguiu entrar no Louvre? estou planejando fazer algo parecido. Estou indo pra Paris mes que vem, 1 dia reservado para a Disney e mais 1 dia e meio pra conhecer a cidade. E estava pensando em incluir tambem o Montmartre e a Igreja Sacre Coer. O que voce acha? Obrigada! Abracos.