terça-feira, 5 de outubro de 2010

Low Cost = Easyjet, ou nem por isso?

Já ouviram falar de Pirite?... Não!?
Então eu passo a explicar de uma forma muito, muito resumidinha. Um explicação á Liliana... ok?
Então...Pirite é um mineral, que entre muitas outras características, que para agora não interessam nada, se caracteriza por brilho metálico de cor amarelo-dourada. Este aspecto levou muitos mineiros inexperientes a confundirem Pirite com Ouro, daí esta ser vulgarmente conhecida por “Ouro dos Tolos” ou até mesmo “Ouro dos Parvos”! (Abençoada Wikipédia...cof...cof)
Ora hoje, andava eu aqui entretida a simular algumas viagens para ir lorear a pevide ainda este ano,  e descobri que a EasyJet é a Pirite para os viajantes inexperientes, porque ao contrário do que estes pensam, a EasyJet, no que se refere a alguns destinos, está longe, muito longe, a anos luz mesmo, de ser uma companhia Low Cost.

Ora vejam só esta simulaçãozinha para 2 pessoas que eu acabo de fazer para uma Viagem Lisboa-Paris-Lisboa com partida a 27 de Nov e regresso a 01 de Dez, para as quais tentei escolher voos +/- dentro dos mesmos horários e com as mesmas condições, ou seja, voo + 1 mala de porão por passageiro + seguro de viagem. As Simulações foram feitas nos sites oficiais de cada uma das companhias aéreas mencionadas.

TAP = 298,10€
27 Nov – TP430 - 07:05 – 10:30
01 Dez – TP411 – 17:05 – 18:30

Aigle Azur = 288,10€
27 Nov – ZI302 – 09:35 – 12:55
01 Dez – ZI307 – 17:05 – 18:30

Air France = 254.98€
27 Nov – AF1025 – 11:20 – 14:50
01 Dez – AF1924 – 16:05 – 17:35

EasyJet = 406.96€
27 Nov – Voo 3760 – 08:55 – 12:25
01 Dez – Voo 3761 – 13:00 – 14:40


Então?? Chegaram á mesma conclusão que eu?
A EasyJet, que supostamente deveria ser a opção Low Cost, neste caso, fica 151,98€ mais cara que a opção mais barata, que acaba por ser a Air France.
Parece incrível mas sempre que faço simulações na net só para me entreter (Sim, eu sei… eu gosto de sofrer! Mas também podia dar-me para pior não é?), a EasyJet acaba sempre por ser a opção mais cara… Sempre! Mas lá está… o hábito não faz um Monge, e neste caso, um nome não faz um preço! Por isso, sempre que decidam andar de avião, não confiem muito nas definições e associações... porque por vezes aquilo que parece Ouro, não passa de Pirite!

2 comentários:

Daniela disse...

Olá! Gostei muito do blog :) Pois é o melhor é mesmo fazer simulações. Ainda este ano estive na Madeira e fui pela Easyjet mas vim pela Sata pois ficava mais barato e ainda tivemos direito a uma mala de porão incluída no preço!

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Xiba-te para aí!!!!!lol
è cm a fnac com o preço minimo garatido (tretassss)
Mas olha q eu tb depois do q ouvi este fds em conversa c malta da aviação..dificilmente meto o pé numa low cost...mesmo q seja high cost!