quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Preciso de Férias para descansar das Férias!

Uma pessoa tenta, mas tenta mesmo muito, muito, muito, ter paciência para tudo e mais alguma coisa… para o que der e vier, mas a verdade é que nem sempre as coisas correm como nós queremos, ou como pensamos que deveriam correr. E quando há crianças pelos meio, ui! Esqueçam… mais vale irmos ao sabor da corrente. Esta é a grande máxima que eu retiro dos nossos dias de férias!

Depois de esperar ansiosamente pelos nossos tão desejados dias de descanso, eis que eles chegaram… mas os dias, porque o descanso, nem vê-lo!

Os planos eram muitos… passear muito, ler muito, dormir muito, comer muita coisa boa (e que engorda para caraças), vegetar na toalha de praia, dar muitos mergulhos no mar e na piscina, ver filmes e as milhentas séries gravadas na box, namorar, brincar… enfim, fazer coisas tipicamente de férias, que é como quem diz, não fazer nenhum!
O que é que nós nos esquecemos no meio destes planos todos?... Uma coisita assim de nada… A de que somos papás de um piolha de 70 e poucos centímetros de altura, com uma energia inesgotável – está-se a revelar uma forte candidata a destronar o coelhinho da Duracell – com um feitio e personalidade demasiado vincados para a idade – nesta matéria, para mal dos meus pecados, parece que sai aqui à mamã - e que tem horários para tudo e mais alguma coisa. Menos para as birras… essas surgem sempre em qualquer altura, e nos locais mais inapropriados, para alegria dos papás…
Para tornar esta aventura ainda mais radical, nada melhor do que a Mini Viciada começar a andar de forma totalmente autónoma. Sim é verdade! É maravilhoso vê-la a andar e a correr por todo o lado, mas também é cansativo andar  a correr atrás dela por todo o lado.
Fui de férias embalada naquela onda do "ai e tal vão ser as nossas primeiras férias à séria só os três e vai ser maravilhoso" e acabei por engolir uns valentes pirolitos de vinagre água salgada. Não que não tenha gostado das nossas férias! Muito longe disso. Adorei estarmos só os 3 e amei estar com a minha filhota. Mas dizer que amei todos os segundinhos, isso já é florear a coisa... Não é mau ir de férias com crianças. É diferente, e para quem não estava nada habituado, os primeiros dias foram dificeis de digerir e organizar... mas mesmo muito dificeis. Esqueçam lá aquelas  histórias cor de rosa, cheias de floreados e magia e coraçõezinhos mágicos e cutchi cutchi do aí e tal foram as melhores férias da minha vida, é maravilhoso e foi tudo o que eu sempre sonhei... Naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaada disso. Quer dizer, pelo menos para mim a coisa não foi assim muito cor de rosa... Houve alturas em que eu pensei mesmo que era a pior mãe do mundo por estar a sentir que era tão dificil e complicado estar de férias com a piolha. Mas felizmente estou rodeada de amigas, também elas mães, que tal como eu, não têm problemas em admitir que as coisas não são sempre 100% maravilhosas. Depois de algumas conversas fiquei a saber que afinal a coisa não era só comigo... não sou a única mãe a sofrer na pele o choque das primeiras férias com crianças. O choque de querer descansar mas não poder desligar o botão nem por 2 segundos, porque os pequenos dependem de nós para tudo, tudo, tudo. Mas TU-DO mesmo! (Sim...sim... o papá ajuda e muito, mas há coisas que só as Mães podem fazer por um filho, e nesta matéria, nenhuma ajuda por maior que seja,  é suficiente).    
Posto isto, depois de uns dias de pura neura, em que me custou e muito a digerir a ideia de “férias com horários para tudo e mais alguma coisa” - para acordar, para ir para a cama, para mudar a fralda, para comer, para dormir a sesta, para lanchar, para tomar banho, para jantar, para ir para a praia, para vir da praia, para ir para a piscina, para vir da piscina, and so on, and so on - , e que me deixaram na alma um profundo sentimento de "sou mesmo uma péssima mãe",  as coisas lá foram entrando nos eixos e aos poucos fomos encontrando a nossa forma de dar a volta à questão. Já diz o ditado, “Se não os podes vencer, junta-te a eles!”

E não fiquem assustados... o arranque das férias foi dificil, mas depois de encontrarmos a nossa solução as coisas acabaram por funcionar na perfeição e deu para fazer quase tudo o que tinhamos planeado. Ooohhh Yeaahhh! =)

1 comentário:

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Eu devo ser a unica "não-mãe" que compreende tudo o que disseste! E deixa la isso...és uma suuuuuper mamã :)