segunda-feira, 21 de março de 2011

Sempre a Aprender!

Eu tenho o  hábito de afirmar que "um destino nunca se esgota"! Sou da opinião que não é por ter visitado uma cidade, um monumento, um local... whatever... que podemos afirmar. "Já vi! Já conheço! Não há mais nada para ver e descobrir!" Gosto sempre de regressar aos locais por onde já passei! Onde já fui feliz... e até hoje, nunca me arrependi de "repetir" destinos porque há sempre novas surpresas... novas descobertas! E desta vez, a minha 4ª viagem a Paris não foi excepção.

Estava eu a passear calmamente com a minha família toda  junto à Torre Eiffel,  quando reparei pela 1ª vez, que esta, a toda a volta tem inscrito vários nomes junto à base do 1º piso. 


Foram precisas 4 visitas à Dama de Ferro para deixar de olhar para o monumento como um todo,  para passar a apreciar o particular... os pormenores... os detalhes!


Procurei logo no meu Guia informação sobre o significado destes nomes e não encontrei nada. Por isso tomei nota no meu caderninho das viagens para pesquisar este "pormenor da Sr.ª Eiffel" assim que chegasse a casa. E foi o que fiz...  Aqui fica então um resumo da explicação.

Ao todos existem 72 nomes de matemáticos, engenheiros, físicos, políticos e militares franceses que foram gravados na Torre Eiffel, como reconhecimento pelas suas contribuições à Republica Francesa. Estes nomes foram  cobertos com tinta no inicio do Século XX e posteriormente restaurados  nos anos 80. A lista completa dos nomes, bem como das suas contribuições pode ser vista aqui.

E vocês que já tiveram o privilégio de visitar a "Dama de Ferro"... já tinham reparado neste pequeno pormenor? Mmm? Ou será que sou a única turista distraída por aqui?

4 comentários:

Anónimo disse...

infelizmente tb não tinha reparado.obrigada pela explicação
jinhos
JAVA

Traveling and Living disse...

Só estive na Torre Eiffel uma vez e não... Não reparei nesse pormenor! Mas na segunda visita vou estar mais atenta!

ajoaninha disse...

Boa Lili, não fazia ideia.
Sempre atenta a minha babe.

Jinhos

Barbara disse...

Já lá estive duas vezes e nunca tinha reparado :)
Obrigada pela explicação :)