terça-feira, 21 de junho de 2016

It's a Magical World... ou talvez não!

Como mãe de uma criança de 4 anos, e fã incondicional do Universo Disney, não posso deixar de expressar o quanto me sinto chocada com as noticias sobre a criança de 2 anos que foi arrastada para a morte por um crocodilo num Resort da Disney em Orlando.

Disney's Grand Floridian Resort & Spa - Orlando
Uma família, que podia muito bem ser a minha, completamente devastada e traumatizada para o resto das suas vidas por uma fatalidade, que a meu ver, podia muito bem ter sido evitada.
Não há desculpas para tamanha negligência por parte da Disney…
É certo que a Disney colocou inúmeras placas com a informação “Proibido nadar” ou “Proibido entrar na água”, mas tendo conhecimento do verdadeiro perigo que aquelas águas escondem, em momento algum alertou aqueles pais, ou qualquer um dos hospedes / visitantes  sobre o verdadeiro perigo, que são os crocodilos.
Como mãe, desconhecendo da existência destes animais naquelas águas, iria agir da mesma forma que aqueles pais oriundos do Nebraska. “Ok. É proibido entrar na água! Deve ser fundo, ou haver correntes!”… “Não deve haver perigo se ficarmos aqui só à bordinha a molhar os pés!”… era isto que eu iria pensar. E foi certamente isto que passou pela cabeça daqueles pais, e dos milhares de pais que diariamente deixavam as suas crianças brincar nas margens daquele lago…  Nunca, jamais me passaria pela cabeça que estaria a colocar a minha filha em perigo de ser atacada e morta por animal selvagem. Eu repito… NUNCA!  Afinal, quem é que pensa em crocodilos quando planeia umas férias em família num Resort Disney? Quem é que sequer imagina que está em risco de ser atacado por um animal selvagem quando brinca com a sua família numa praia de um Resort da Disney? Quem?... Ninguém!
Mas bem diferente seria o meu pensamento e a minha reacção se em  vez de cartazes com a informação “Proibido Nadar” ou “proibido entrar na água”, existissem cartazes com a informação “PERIGO. Crocodilos. Não entrar na água!”


Perante esta informação, garanto-vos nem eu, nem nenhum pai neste mundo, deixaria os seus filhos sequer se aproximar das margens daquele lago, quanto mais brincar na água.
E mais… mesmo com estes sinais, a segurança dos visitantes estaria comprometida, porque qualquer visitante que se aproximasse demasiado das margens do lago, estaria em perigo de ser atacado. A meu ver, perante a presença  destes animais naquelas águas, nem sequer deveriam existir espaços lúdicos nas margens do lago, e riachos e/ou canais em redor,  que convidam a banhos e a brincadeiras na água. Para bem da segurança de todos, humanos e não-humanos.

Ma se fiquei chocada com esta noticia, o mesmo já não posso dizer quando hoje me deparei com este filme…



Perante estas imagens, o sentimento que me assola é de revolta... e desilusão!
Como é que é possível que a Disney permita que os seus fãs, de todas as idades, corram tamanho perigo enquanto desfrutam de momentos de puro divertimento nas suas atracções? Como?
Não estamos a falar de um lago em uma zona de habitat natural de crocodilos onde uma placa pode alertar as pessoas para o perigo... estamos a falar de um animal selvagem com livre acesso a uma atracção dentro de um Parque Disney, onde diariamente milhares de famílias se divertem... Crocodilos com acesso a atrações...
Uma pessoa quando anda num divertimento dentro de um parque temático, pensa em algumas situações  menos boas... "e se o cinto de segurança de desprende"... "e se fico mal disposta"... "e se a carruagem da montanha russa fica parada de pernas para o ar"..., mas nunca, nunca, nos passa pela cabeça "e se sou atacado por um animal selvagem?"... Nunca...

Infelizmente, perante os últimos acontecimentos, esta é uma pergunta que nos vai "assombrar" o pensamento, sempre que pensarmos em visitar o Parque Disney em Orlando.

2 comentários:

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Tal como já te disse, em orlando vimos várias placas de aviso qt a possibilidade de existencia de aligators, ate tirei fotos a algumas pelo insolito; não fomos para a zona desses parque por isso não sabemos se as mesmas existem no local...o que é certo é que nunca tinha ouvido falar em ataques até agora, por isso acho que deves ficar mais descansada! :) De quaqluer modo algo tem que ser feito, os parques disney são uma máquina de fazer dinheiro por isso têm que fazer qualquer coisa, investir em qq coisa para precaver esta situação :(

Daniela Costilla disse...

muy lindo