segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Parlando Italiano...

Estava agora a  reler as anotações que fiz durante a minha viagem a Roma -  sim meus amigos, eu sou daquelas que viaja com um caderninho de notas a reboque onde faço questão de anotar todo o tipo de informação antes da viagem, durante a viagem e depois da viagem -  e deparei-me com  uma anotação engraçada que intitulei de "Curiosidades Linguísticas". 

Tanto o Italiano como o Português são linguas latinas, que é o mesmo que dizer que derivam ambas do Latim. Mas apesar de terem a mesma mãe e o mesmo pai, o Português e o Italiano são como línguas gémeas... mas gémeas falsas.

Há palavras iguazinhas... escrevem-se da mesma maneira, pronunciam-se da mesma maneira, mas o significado... ui! Não tem nada haver uma coisa com a outra... querem ver??? Ora então vamos lá...

 - Se gostam de comer pãozinho com manteiga, fiquem a saber que em Itália gostam de comer pãozinho com "burro"... ah pois... Burro em italiano é manteiga...

 - Nós cá vemos crianças a fazer birras por tudo e por nada, mas em Itália  há muita gente a beber "Birras"... que é como quem diz cervejas...

 - Se quiserem virar á esquerda em solo italiano, vão virar à "sinistra"

 - Aqui para estas bandas nós tocamos piano, mas em terras italiana sobe-se para os "pianos", 1º Piano, 2º Piano, 3º Piano... é sempre a subir, ou a descer, pois Piano é andar / piso!

 Mas para além destas curiosidades linguistas, que podem gerar algumas situações caricatas,  tenho de confessar que é verdadeiramente delicioso andar pelas ruas de Roma e ouvir expressões tipicamente italianas como estas:

 - "Bastardo!"  -  Ah meu amigos... as vezes que eu usei esta  expressão quando tentava passar as passadeiras e era quase que literalmente arrastada por motas, motinhas e motões vindas sabe-se lá de onde

 -  "Porca Miseria" - Esta então...uuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiii! Ir a Itália e não ouvir uma "Porca Miseria" é o mesmo que não ir

 - "Aspeta... sto parlando!" - e eles parlam, e parlam e parlam... 

Que maravilha... e que saudades de Roma...

1 comentário:

ajoaninha disse...

Porca miseria!!! =)
Que maravilha!!!!!
Parla mais!!!
E Avé César LOLOL

Baci