sexta-feira, 5 de março de 2010

Por esta não esperava eu...

Bom… como amante de animais, para além de uma gata completamente destravada, a Bunny, ainda tenho um cadelinha caniche… a Gotcha.
A Gotcha já tem uns aninhos valentes… se não me falha a memória no próximo mês de Agosto ela completa 14 aninhos, o que em idade canina dá qualquer coisa como 72 anos (se não errei nas contas)… upa, upa… está mesmo a ficar velhota.

Infelizmente esta velhice da Sô Dona Gotcha (como eu ás vezes costumo chama-la na brincadeira), só ontem à noite é que começou a ganhar aqueles contornos de realidade… Depois de uma bela caminhada pela rua, e de uma valente correria atrás dos outros cães a Gotcha pura e simplesmente deixou de apoiar uma das patinhas traseiras no chão. Assim, de um momento para o outro e sem aviso prévio…

Ficámos logo preocupados, mas como ela costuma ter muitas cãibras naquela patinha achamos que a coisa passava. Mas não passou… hoje de manhã ela estava exactamente na mesma posição em que a deixámos ontem à noite… não comeu, não bebeu, e por não se conseguir levantar fez as necessidades na caminha…
Não hesitámos mais… o Rik agarrou nela e foi direito ao Veterinário. O Diagnóstico não é muito animador…

Na patinha o problema não é nada grave. Tem um osso deslocado, o que nos cães é perfeitamente normal e pode resultar de uma queda, de uma escorregadela, de saltos ou até mesmo de uma correria mais destravada. (O que parece que foi o caso da Gotcha. Correr atrás de outros cães quando se tem 72 anos de idade não é lá muito saudável).

O grande problema nisto tudo é que esta visita forçada ao veterinário acabou por revelar algo muito mais grave e preocupante. A bichinha tem um sopro no coração…

Esta doença pode ser controlada com medicação, mas o grave nisto tudo, é que para a Veterinária colocar osso no sítio tem de adormecer a Gotcha… que é como quem diz dar-lhe anestesia geral. Mas com o sopro no coração isto pode querer dizer que ela não vai acordar mais… e mesmo que acorde pode não estar como nós esperamos.

Acho que já chegaram á conclusão que tanto eu como o Rik estamos numa posição muito ingrata… aquela posição em que todos os donos de animais mais receiam estar. A de ter de tomar decisões que acima de tudo tem de resultar no máximo bem estar dos bichinhos… mesmo que isso traga sofrimento para nós.
Como é óbvio a bichinha não pode ter uma vida normal com um osso na pata traseira deslocado, e por isso, apesar de todos os riscos que isso implica, assinámos o termo de responsabilidade e decidimos avançar para anestesia geral… agora é fazer figas.

Neste momento ela está internada na Clínica e da parte da tarde já devemos ter novidades… só espero que sejam boas e que o Céu dos Bóbies aguarde uma pouco mais pela chegada da Gotcha.

1 comentário:

ajoaninha disse...

É difícil estar nesse impasse, muito difícil!
Mas força que a Gotchinha vai ficar bem ;)
A Nina está no Céu dos Bóbies a fazer figas para que a bichinha fique boa!

Jinhos! +++++++++++++++